Não é segredo para ninguém que a energia solar é extremamente vantajosa do ponto de vista econômico e ambiental. Mesmo assim muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto e é por isso que preparamos essas 5 perguntas e respostas. Elas lhe ajudarão a conhecer melhor o tema e avaliar se fazer este tipo de investimento é algo interessante para sua residência, empresa ou propriedade rural.
- Como saber se adquirir um sistema de geração solar é viável para minha realidade?
Considerando os valores atuais da energia elétrica no Brasil, se sua conta mensal é maior que R$ 300,00, vale a pena pensar em fazer este investimento. É importante saber que quanto maior for o consumo antes de ter seu próprio sistema, maior será a economia e menor o tempo de retorno do investimento. - Gerando energia através de fonte solar eu consigo zerar minha conta de energia?
Não, mesmo que o sistema gere uma quantidade de energia igual ou maior do que você consome, sua conta poderá diminuir em até 95%, mas nunca chegará a zero. Mesmo gerando a própria eletricidade, o consumidor ainda paga pela disponibilidade do serviço, o popular “mínimo”, pois precisa da energia que é fornecida pela concessionária nos períodos em que não há geração. - Sou responsável por mais de uma conta de energia. Para reduzir todas as faturas, tenho que instalar um sistema de geração em cada imóvel?
Você pode instalar o sistema de geração solar em todas as unidades consumidoras ou montar um único sistema no local, de preferência onde há o nível de maior consumo, e utilizar os créditos dessa energia para reduzir o valor de todas as contas cadastradas sob mesma titularidade. - Tenho dinheiro e espaço disponível, vale a pena montar um sistema para gerar mais energia do que eu preciso?
O ideal é que o sistema seja dimensionado de acordo com o seu perfil de consumo. Superdimensionar a capacidade de geração custará mais caro e se você gerar mais energia do que consome, não poderá vender o excedente para a concessionária. Seus créditos ficarão acumulados e se não forem utilizados dentro de cinco anos, vão expirar. - Hoje meu gasto com energia elétrica não é tão alto, é interessante fazer esse investimento pensando em economizar no futuro?
O valor da energia elétrica no Brasil vem numa escala ascendente e que deve se acentuar ainda mais nos próximos anos por conta da alta do dólar e da instabilidade econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus. Soma-se a isso as constantes variações tarifárias causadas pela diminuição no volume de chuvas, que prejudica a produtividade das usinas hidrelétricas. Diante deste cenário, é certo que, num curto espaço de tempo, todo consumidor que depende 100% da energia fornecida pelas concessionárias pagará mais caro pelo serviço. Portanto, mesmo que atualmente sua conta de luz não seja tão alta, vale a pena investir hoje para economizar num futuro próximo.