5 DETALHES A SEREM OBSERVADOS PARA GERAR ENERGIA SOLAR COM SEGURANÇA

Por conta da economia que proporciona e do forte apelo ecológico, a geração de energia solar está cada vez mais presente na matriz energética mundial. No Brasil, apesar dos grandes investimentos em usinas fotovoltaicas, o modelo mais adotado até o momento é o da geração distribuída, que é quando os módulos são instalados em residências, empresas, estabelecimentos de prestação de serviços e propriedades rurais.

Apesar de parecer algo simples, instalar esses equipamentos requer uma série de cuidados para não comprometer a eficiência de geração e evitar acidentes que venham colocar em risco a estrutura do imóvel e a segurança das pessoas.

Se você tem intenção de adquirir um sistema para geração fotovoltaica, leia com atenção essas dicas da nossa área de engenharia:

1. Certifique-se que o telhado vai suportar o peso do sistema

O aprimoramento dos modelos de estruturas para fixação dos módulos tem reduzido significativamente o peso dos sistemas de geração solar. Mesmo assim, antes de elaborar o projeto é fundamental que um profissional qualificado faça uma análise minuciosa das condições do telhado que dará sustentação ao sistema para certificar que ele suportará o peso dos equipamentos.

2. Qualidade das estruturas e ancoragem do sistema

A resistência das estruturas nas quais as placas fotovoltaicas são fixadas e a ancoragem do conjunto sobre o telhado também são cruciais para a segurança e a durabilidade do sistema. Como há uma distância entre as placas e as telhas/lajes, a incidência do vento gera uma forte carga de pressão que pode deformar as estruturas, danificando as placas e conexões, ou até mesmo arrancar os módulos, causando grandes prejuízos.

3. Dimensionamento dos equipamentos

A capacidade dos demais componentes do sistema precisa ser compatível com a potência das placas que transformam a luz do sol em energia elétrica. Os transformadores e inversores de frequência devem trabalhar com uma margem de segurança a fim de evitar uma sobrecarga que pode reduzir a vida útil desses equipamentos e até provocar incêndios e explosões.

4. Qualidade dos equipamentos

Além da potência dos equipamentos, o projeto de energia solar deve levar em conta a qualidade dos materiais utilizados. Equipamentos muito baratos ou de origem duvidosa também podem comprometer a segurança do sistema e colocar em risco a integridade física das pessoas que frequentam aquele ambiente.

5. Cuidados na instalação

A eficiência e a segurança operacional de um sistema de geração de energia solar também dependem da forma como os equipamentos foram instalados. Neste caso, além de um projeto bem elaborado e do uso de materiais e equipamentos de qualidade, é preciso que o instalador seja qualificado para realização desta atividade. Pequenos detalhes, como por exemplo as diversas conexões entre as placas e demais componentes, são essenciais para que o sistema opere com segurança e com a capacidade plena de geração.

Precisa de Ajuda?